quarta-feira, 16 de junho de 2010

Um terço dos estudantes disse já ter sofrido bullying

Quase um terço dos alunos (30,8%) entrevistados na Pesquisa Nacional de Saúde Escolar de 2009 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) disse já ter sofrido bullying (atos de violência física ou psicológica nas escolas). A ocorrência foi mais comum na rede privada (35,9%) do que na pública (29,5%).

O percentual de alunos que foram vítimas deste tipo de violência, raramente ou às vezes, foi de 25,4%. E 5,4% disseram ter sofrido bullying na maior parte das vezes ou sempre.

Nos 30 dias anteriores à pesquisa, 12,9% dos estudantes se envolveram em alguma briga com agressão física, sendo 17,5% entre meninos e 8,9% entre as meninas. O uso de armas brancas também foi citado por 6,1% dos alunos, e o de arma de fogo, por 4% deles.

Também foi investigada a ocorrência de agressão física por um adulto da família, que apareceu em 9,5% das respostas. Os números variaram de 6,6% em Florianópolis (SC) a 11,7%, no Recife (PE).

A sensação de insegurança relacionada ao bullyng, uso de armas brancas e durante o deslocamento até a escola atinge quase 10% dos alunos da rede pública entrevistados. De todos os alunos, 6,4% deixaram de ir ao colégio, nos 30 dias anteriores à pesquisa, por medo de sofrer violência no caminho. A proporção foi mais alta na rede pública (9,7%) do que na privada (5,5%).


Faltas
O IBGE também avaliou os casos em que os alunos faltam sem autorização dos pais ou responsáveis. Na rede pública, 20,7% disseram ter omitido a falta aos pais nos mês anterior à pesquisa. Nas escolas privadas, o número foi de 10,1%. Cuiabá (MT) é a capital em que os alunos mais faltam às aulas sem o consentimento dos responsáveis (23,4%). A menor ocorrência (12,4%) foi em Teresina (PI).


Texto: Lucas Frasão, do R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário