sexta-feira, 4 de junho de 2010

O QUE É O CYBERBULLYING ?
Cyberbullying, com o nome sugere, é o bullying virtual.


Alguns exemplos de cyberbullying:
*Criar comunidades para humilhar alguém;
*Criar sites pessoais ou perfis falsos denegrindo a imagem da pessoa;
*Fotomontagens*Filmar ou fotografar agressões/ situações constrangedoras e postar na internet;
*Ameaçar/intimidar por e-mail, MSN e afins.

O QUE FAZER?

Pedir ajuda: assim como no bullying escolar, seu silêncio só prolongará o sofrimento.
Conte para alguém de confiança o que está acontecendo.
Guardar provas e fazer a denúncia: não deletar e-mails, dar print screen da tela, enfim, preservar o maior número possível de provas e registrar em cartório. Levar essas provas p/ a polícia. Em alguns lugares do país já existem delegacias próprias para lidar com crimes virtuais. Se informe na sua região.

Prevenção:

Medidas simples podem evitar grandes transtornos!

- Não autorizar estranhos no seu Orkut, MSN e afins;

- Não disponibilizar muitas fotos na internet;

- Remover o sistema de comentários em blogs e fotologs.

Safernet: Essa ONG atua de uma forma maravilhosa na prevenção de vários crimes online (muitos casos de pedofilia inclusive). No site vocês poderão ler mais informações sobre como se prevenir na rede e como preservar provas.

Dicas sobre o que fazer perante o bullying, em diferentes situações:

1) PAIS DAS VÍTIMAS:

* Ter paciência, e muita compreensão com o filho. Ele não está fazendo drama, está sofrendo e precisando de ajuda. Já é difícil os filhos contarem para os pais o que acontece, e se quando contar, ouvir sermão, só piora a coisa. Seu filho não tem culpa do que está acontecendo.

*Procurar ajuda psicológica p/ ele e oferecer um ombro amigo.


*Conversar com a direção e SOE da escola, explicar os fatos ocorridos, e cobrar mudanças.


*Não é um favor da escola agir nesses casos. É a função dela, é a lei. Se a escola resolver esperar acontecer de novo para tomar uma atitude, ou pedir para o filho omitir o que ocorre, converse com os outros pais e cobrem juntos mudanças. Se precisar, colham provas.


*Mesmo que optem por mudar o filho de escola, insistam na reunião de pais. Com certeza, seu filho não é o único nesta escola que precisa de ajuda.

* Caso seu filho esteja muito mal e não consiga trocar de escola, ofereçam apoio. Antes 'perder o ano' do que perder a vida.

2) PAIS DE AGRESSORES:

*Analizar o que gerou esse comportamento. Será que seu filho está sendo respeitado dentro de casa? Recebe a devida atenção ou fica muito sozinho? Recebe mais xingamentos que elogios?Vive observando brigas dentro de casa o tempo todo?
Sim, tudo isso e outras coisas mais contribuem para gerar insegurança no seu filho. Você pode não ter percebido isso, mas agora que sabe, preste mais atenção em como se comporta dentro de casa.

*O agressor é extremamente inseguro, volto a dizer isso. Então, é importante dizer p/ seu filho o quanto ele é importante, que sempre irão amá-lo do jeito que é, e que ele não precisa viver de fachada para ser amado. Vivendo de fachada, você só ganha amigos de fachada. É uma vida solitária, e mesmo que não demonstem, sofrida. Ensinar bons valores é fundamental. E seguir esses valores.

*Não adianta dizer que aparência não é tudo se o pai ou a mãe gastam uma fortuna em salão, roupas, jóias e carrões.

* Um apoio psicológico pode ajudar muito! Seu filho terá alguém para desabafar, e aos poucos, perceber que essa postura não ajuda ninguém.

3) AGRESSORES:

* Duvido que algum agressor se sinta realmente feliz. A ferida é camuflada, porém presente. Ter que rebaixar alguém para se sentir melhor é o oposto de confiança.

*Tem agressor que encara tudo como uma grande brincadeira...mas alguma brincadeira resulta em suicidio e atentado? Acho que não. A velha história de 'se a pessoa não está rindo, é porque não é brincadeira" é a mais pura verdade. Você está causando dor em pessoas que não tem culpa da sua insegurança.

* Veja seus pontos positivos, e negativos também. Não existe pessoa perfeita, portanto, você não tem o direito de bancar o superior.

* Nunca é tarde para mudar. Talvez você tenha medo, de perder os "amigos", e talvez, sentir na pele o que provoca. Mas afinal, essas pessoas são mesmo 'amigas', ou vivem só de fachada, como você? Você sente que pode mesmo confiar em alguém assim? Não. Se preferir, mude de escola e recomece! Errou? Ok...mas reconheça o erro, tenha essa humildade, e mude.

*Converse com seus pais, não é vergonha se arrepender e admitir que errou. Uma ajuda de um psicólogo também pode ajudar nessa hora! Tente, no fundo, você sabe que não é feliz fazendo o que faz.

*Pense na situação oposta: e se você fosse vítima? como iria se sentir?gostaria que fizessem isso com você? Não,né? Então simples: pare.

4) VÍTIMAS:

*Primeira coisa: conte para seus pais. Para que eles, além de te apoiar, cobrem as devidas mudanças.Se preferir, peça para alguémde confiança contar, ou um psicólogo.

NÃO ESPERE CHEGAR NO FUNDO DO POÇO PARA PEDIR AJUDA!

*Se você pediu ajuda na escola, e não deram ouvidos, ou pediram para você não falar nada...Conte sim! A escola que está agindo errado, e não você!

*Você não é o que dizem, e não merece o que fazem. O ocorrido é fruto da insegurança do agressor, e qualquer um pode ser alvo. Veja quantos artistas passaram por isso, e hoje são adorados! Você tem potencial, e merece respeito por ser quem você é. Não precisa mudar sua aparência em função do que falam.

* Como disse, os agressores são inseguros,e isso não é sua culpa. Estão te causando dor, e você não merece isso. Tentar se matar ou se machucar não resolve..pelo contrário, só irá causar mais dor, e nas pessoas que mais te amam. Valorize quem é realmente importante: você, sua familia e amigos de verdade. A coisa é nebulosa, mas tem solução...pode não parecer agora,mas aguente firme..pense que só fazem isso para aparecer, e que você não precisa disso. é a mais pura verdade. Sua vida não tem preço, e muita coisa boa te espera, pode ter certeza.

*Um passo de cada vez...uma ferida não cura do dia pra noite. Converse com um psicólogo legal para poder desabafar, acredite em você!!! Tô falando, tinha gente na época que me dava como caso perdido, e to aqui, firme e forte, noiva e tudo!ehehehhehe

5)COLEGAS:

* Ver isso não é legal. Muita gente ri, mas principalmente pelo medo de virar vítima também.

E realmente essa é uma possibiliade. Mas vale pensar também se você gostaria de estar na situação da vítima, com toda turma rindo da sua cara.


*Um ombro amigo pode salvar vidas. De repente, esse seu colega está sofrendo muito mais do que vocês pensam. E a coisa pode ter um fim trágico. Sim, não é uma brincadeira. Então, ofereça sua amizade a esse colega, não tenha vergonha. Acho que vergonha é apoiar quem comete as agressões,e ainda colaborar com risadas. Isto sim, é covardia.

*Conte para seus pais o que está acontecendo, ou você mesmo pode ir na direção ou no SOE e pedir que prestem mais atenção. Que mudem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário